POSTURA DA OPOSIÇÃO NO DEBATE SOBRE AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ Sessão: 120.4.53.O Hora: 18h26 Fase: GE Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 25/05/2010 Sumário Êxito das políticas econômica e externa adotadas pelo Governo Luiz Inácio Lula da Silva. Postura da Oposição no debate sobre as eleições presidenciais. Repúdio à declaração da Vice-Procuradora-Geral Eleitoral, Sandra Cureau, sobre o possível cancelamento do registro […]

25 maio 2010, 08:00 Tempo de leitura: 2 minutos, 30 segundos

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ

Sessão: 120.4.53.O Hora: 18h26 Fase: GE
Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 25/05/2010

Sumário

Êxito das políticas econômica e externa adotadas pelo Governo Luiz Inácio Lula da Silva. Postura da Oposição no debate sobre as eleições presidenciais. Repúdio à declaração da Vice-Procuradora-Geral Eleitoral, Sandra Cureau, sobre o possível cancelamento do registro de candidatura da ex-Ministra Dilma Rousseff para a Presidência da República.

O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero hoje fazer menção ao sucesso que o nosso Governo vem obtendo em diversos campos, a começar pela área internacional, em que a ação da nossa diplomacia, juntamente com o Presidente Lula, conseguiu conquistar importante acordo com o Irã, que irá estabelecer a paz naquela região.
Queremos também citar o aumento do número de empregos. São 305 mil novos empregos com carteira assinada.

Também obtivemos sucesso no desenvolvimento, com altos índices de crescimento que possibilitam o Brasil dar um grande avanço, ainda mais com as perspectivas que temos do pré-sal.

É impressionante como isso tem deixado certos setores da Oposição bastante nervosos. Assistimos às declarações dos Presidentes do DEM e do PSDB que vêm a público dizer que a próxima batalha eleitoral será uma batalha campal; depois outro disse que será uma batalha sangrenta.

Ora, o que queremos efetivamente nessas eleições é fazer um debate político e de conteúdo, uma campanha pacífica e de conteúdo.

Queremos discutir, por exemplo, a reforma tributária que esta Câmara tanto debateu, tanto avançou, e por oposição do PSDB, do DEM e do PPS não chegou a ser votada. Queremos debater efetivamente as reformas tributária e política, pois precisamos avançar nesse entendimento da reforma política.
Quanto à questão do pré-sal, que é o grande elemento do desenvolvimento brasileiro nos próximos 20 ou 30 anos, precisamos definir um novo marco de exploração no Brasil, porque a lei do petróleo está defasada e não atende aos interesses nacionais.

Portanto, quero repudiar essas declarações que querem tumultuar as eleições. Precisamos é de debate político.

Também gostaria de discutir o fato de a Sra. Procuradora Sandra Cureau ter vindo a público dizer que é possível cancelar o registro da pré-candidata Dilma, que nem registrada está, e até mesmo impedir sua posse.

Ora, o que deseja essa procuradora? Quais são seus reais interesses? Tumultuar o processo político? Impedir um amplo debate? É não querer fazer uma discussão política? De discussão política, sim, é que nós precisamos.

Para concluir, queremos e vamos fazer um debate político capaz de unir o Brasil para continuarmos no rumo da democracia ampla e irrestrita, como vem sendo nossa prática em todas as quase 3 décadas de democracia.

Muito obrigado.