SOBRE A POLÍTICA CAMBIAL

Sobre a Política Cambial: “devemos garantir o mercado interno para os produtos fabricados aqui, gerando sempre mais empregos para os brasileiros” O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) – Concedo a palavra, pela ordem, ao ilustre Deputado Carlos Zarattini. S.Exa. dispõe de 3 minutos. O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. […]

17 nov 2010, 08:00 Tempo de leitura: 2 minutos, 14 segundos

Sobre a Política Cambial: “devemos garantir o mercado interno para os produtos fabricados aqui, gerando sempre mais empregos para os brasileiros”

O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) – Concedo a palavra, pela ordem, ao ilustre Deputado Carlos Zarattini. S.Exa. dispõe de 3 minutos.

O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero manifestar nossa preocupação com a política cambial que estamos vivendo no País, que vem colocando nossa indústria e agricultura numa situação bastante difícil.

Tivemos uma mudança efetiva na economia mundial, diante da valorização das moedas, não só do Brasil como de vários países, e da política cambial da China e a dos Estados Unidos, agora anunciada pelo Presidente Barack Obama, que deve se agravar ainda mais com o lançamento de bilhões e bilhões de dólares no mercado, resgatando títulos da dívida americana.

É necessário debater esta questão, ir a fundo na discussão da nossa política de juros, de reservas cambiais, do carregamento de uma dívida pesada que nos impõe uma despesa no Orçamento federal de cerca de 150 bilhões de reais.

É necessário aprofundar essa discussão, Sr. Presidente, e nós, da Câmara dos Deputados, podemos levar adiante esse debate. É nossa atribuição constitucional debater no Congresso a política monetária e a política cambial. Portanto, queremos registrar, mais uma vez, a necessidade de convocação de uma Comissão Geral para debatermos essa questão. Devemos trazer aqui não só autoridades como o Presidente do Banco Central e o Ministro da Fazenda, mas também especialistas — cito o Prof. Antônio Delfim Netto, ex-Deputado, e o economista Amir Khair, que tem escrito diversos artigos propondo uma mudança na nossa política cambial. Essa é uma questão importantíssima para o desenvolvimento brasileiro.

Queremos ressaltar que já estamos enfrentando problemas para exportar. É necessário que haja um incentivo grande para aumentar nossas exportações. É necessário que tenhamos controle orçamentário sobre a dívida externa e, principalmente, a interna, para que o Brasil não cesse o desenvolvimento que vem tendo e perca a possibilidade de dar um grande salto à frente.

Vamos enfrentar uma situação internacional muito mais difícil e complicada com a política norte-americana, de injetar dólares cada vez mais, para tentar recuperar seus mercados.

Nós, no Brasil, também não podemos perder nossos mercados. Devemos, sim, garantir o mercado interno para os produtos fabricados aqui, gerando sempre mais empregos para os brasileiros.

Muito obrigado, Sr. Presidente.