COMEMORAÇÃO DOS 70 ANOS DO MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA E DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ Sessão: 016.1.54.N Hora: 11h24 Fase: HO Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 09/11/2011 Sumário Comemoração dos 70 anos do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira. O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Sem revisão do orador.) – Exmo. Sr. Presidente, Senador Eduardo Amorim, um dos signatários do requerimento de realização da presente […]

9 nov 2011, 08:00 Tempo de leitura: 4 minutos, 0 segundos

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ

Sessão: 016.1.54.N Hora: 11h24 Fase: HO
Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 09/11/2011

Sumário

Comemoração dos 70 anos do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira.

O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Sem revisão do orador.) – Exmo. Sr. Presidente, Senador Eduardo Amorim, um dos signatários do requerimento de realização da presente homenagem; Exmo. Sr. Deputado Federal Hugo Leal, também um dos signatários do requerimento; Sr. Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, General José Elito Carvalho; Sr. Ministro-Chefe da Secretaria de Aviação Civil, Dr. Wagner Bittencourt; Sr. Comandante da Aeronáutica, grande amigo Brigadeiro Juniti Saito; Sr. Representante do Comandante da Marinha, Vice-Almirante Walter Carrara Loureiro; Sr. Representante do Comandante do Exército, General de Divisão Araken de Albuquerque; Sras. e Srs. Oficiais, quero cumprimentar a todos, em particular a Força Aérea Brasileira pela passagem de seus 70 anos, no importante momento em que o País retoma seu processo de desenvolvimento econômico, e o faz distribuindo renda e garantindo que toda a população possa auferir os benefícios desse desenvolvimento.
Neste momento, estamos caminhando para nos colocar como a quinta maior economia do mundo, como um país com uma das maiores reservas de energia do planeta. E essa situação exige que o Brasil tenha uma defesa à altura da importância do País.
Não é possível que um país da nossa magnitude, da nossa extensão territorial, da nossa importância econômica, com uma população que cada vez mais se desenvolve socialmente, prescinda dessa defesa tão importante.
Nessa questão, colocamos como um de seus pilares o desenvolvimento tecnológico. Temos de aliar o desenvolvimento da defesa nacional ao desenvolvimento tecnológico do País. É quanto a esse aspecto que gostaria de ressaltar a importância da Força Aérea Brasileira.
A Força Aérea sempre foi um dos pilares do desenvolvimento tecnológico-industrial do País.
O desenvolvimento de uma das nossas grandes empresas, a EMBRAER, deve-se basicamente ao esforço da Aeronáutica brasileira. A propósito, não podemos deixar de citar o Brigadeiro Montenegro, pelo esforço que empreendeu para criar o CTA, a EMBRAER, hoje uma referência, a terceira maior empresa fabricante de aviões do mundo. Aliás, por conta disso, a EMBRAER sofre pesada concorrência de outros países, que não querem ver o Brasil se desenvolver nessa área.
Quero também destacar o desenvolvimento que a Aeronáutica propiciou ao controle do tráfego aéreo no País, garantindo o crescimento do transporte aéreo nacional. Não fosse a Aeronáutica, não teríamos um controle que garantisse a segurança do intenso movimento aéreo brasileiro e dos passageiros que utilizam esse meio de transporte. Esse controle aéreo é, diferentemente de outros países, aliado à defesa aérea, o que representa um avanço fundamental.
Gostaria igualmente de me referir à importância da Aeronáutica na ocupação do território nacional, a importância de a FAB estar presente em todos os cantos do País, o que garante, sim, a presença ali do Estado brasileiro. Digo isso porque travamos aqui, permanentemente, uma batalha na busca de recursos para a defesa nacional, para a preservação da nossa soberania. E sem a soberania, senhores, jamais vamos nos desenvolver como país. A preservação da soberania se reflete nos recursos orçamentários, se reflete naquilo que o País, por meio do seu Parlamento, considera importante.
E com a luta que aqui travamos, queremos garantir recursos daquela que será a maior riqueza mineral, o petróleo do pré-sal. Queremos que uma parcela dos recursos decorrentes da exploração do pré-sal seja destinada à defesa nacional, a projetos da Força Aérea Brasileira. Queremos garantir que o Orçamento da União propicie a todos os participantes da defesa nacional as condições salariais necessárias para que permaneçam firmes no exercício de suas atribuições, porque não é possível que a Força Aérea invista tanto no ser humano e os oficiais não permaneçam na defesa nacional. Queremos que tenham salários que garantam sua permanência. Essa é nossa busca.
Por fim, Sr. Presidente, queremos agradecer oportunidade de aqui nos manifestar em nome da Frente Parlamentar da Defesa Nacional. Estamos aqui para participar desta homenagem, porém, mas mais do que isso, para nos declarar solidários à luta que todos os senhores desenvolvem no dia a dia – a luta para garantir a soberania nacional em toda a sua plenitude.
Muito obrigado e um grande abraço.
Parabéns a todos. (Palmas.)