DEFESA AOS ATAQUES À MEMBROS DA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ Sessão: 031.2.54.O Hora: 17:46 Fase: OD Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 07/03/2012 Sumário Manifesto de oficiais da reserva do Clube Militar contra o Ministro da Defesa, Celso Amorim, e outros membros do Governo Federal em face da criação da Comissão Nacional da Verdade, destinada à investigação da violação de direitos […]

7 mar 2012, 08:00 Tempo de leitura: 2 minutos, 36 segundos

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ

Sessão: 031.2.54.O Hora: 17:46 Fase: OD
Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 07/03/2012

Sumário

Manifesto de oficiais da reserva do Clube Militar contra o Ministro da Defesa, Celso Amorim, e outros membros do Governo Federal em face da criação da Comissão Nacional da Verdade, destinada à investigação da violação de direitos humanos durante a ditadura militar.

O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, gostaria manifestar minha preocupação, porque, depois de 27 anos do fim da ditadura militar, depois de seis eleições diretas para a Presidência da República, de eleições para o Congresso Nacional, de eleições para as Câmaras Municipais e Prefeituras, depois de uma Assembléia Nacional Constituinte, depois de decisões e mais decisões tomadas de forma democrática neste País, estamos assistindo a uma reação absolutamente inconsequente de oficiais da reserva do Clube Militar contra o Ministro da Defesa deste País Celso Amorim, que é um orgulho para o Brasil, que durante anos serviu a diversos Governos no Itamaraty. Eles também estão investindo contra a Ministra dos Direitos Humanos, a Ministra da Secretaria das Mulheres e fazendo acusações à própria Presidente Dilma Rousseff, por conta de uma decisão que não foi de Governo, que não foi do Executivo, foi uma decisão da Câmara dos Deputados e do Senado Federal: a criação da Comissão da Verdade.

A Comissão da Verdade é a forma correta de apurarmos o que aconteceu na ditadura militar. No projeto votado nesta Casa não fizemos uma revisão da Lei da Anistia, apenas aprovamos a possibilidade de levantar e buscar a verdade sobre o que aconteceu nos porões da ditadura. Portanto, essa reação dos setores militares reformados é absolutamente fora de propósito e fora do momento em que estamos vivendo.

Temos participado da Frente Parlamentar da Defesa Nacional. Nessa Frente, temos discutido sobre o que é necessário para o Brasil avançar em termos de defesa, sobre o que precisamos para termos Forças Armadas modernas, profissionais, equipadas com todas as condições para que os País avance. Essas decisões envolvem ciência, tecnologia, pesquisa, valorização das Forças Armadas, e outra não foi a decisão do Presidente Lula ao incentivar esse caminho, ao qual agora a Presidenta Dilma Rousseff dá sequência.

Gostaria eu que o Clube Militar fizesse um manifesto contra a decisão de os Estados Unidos cancelarem a compra de 20 aviões Super Tucanos da EMBRAER. Uma decisão, esta sim, contra o nosso Brasil, decisão que não é correta do ponto de vista de uma licitação que foi feita no próprio Estados Unidos pelos moldes deles.

Todos os setores militares da ativa e não ativa deveriam se preocupar com o desenvolvimento do nosso País, com a segurança, com o avanço, com a democracia e com a melhoria… (O microfone é desligado.)

Era o que tínhamos a dizer, Sr. Presidente