Saiba como checar imagens manipuladas ou fora de contexto

O Google Images permite que você faça uma espécie de pesquisa reversa: em vez de digitar algo para encontrar imagens, você pode jogar uma imagem e encontrar páginas em que ela ou imagens semelhantes apareçam Recebeu alguma foto suspeita, que parece ter sido tirada de contexto ou manipulada? O Google tem um recurso que pode […]

9 jul 2020, 16:55 Tempo de leitura: 1 minuto, 27 segundos
Saiba como checar imagens manipuladas ou fora de contexto

O Google Images permite que você faça uma espécie de pesquisa reversa: em vez de digitar algo para encontrar imagens, você pode jogar uma imagem e encontrar páginas em que ela ou imagens semelhantes apareçam

Recebeu alguma foto suspeita, que parece ter sido tirada de contexto ou manipulada? O Google tem um recurso que pode ajudar você a desmentir fake news. O recurso é antigo, mas pouco conhecido ou utilizado.

O Google Images permite que você faça uma espécie de pesquisa reversa: em vez de digitar algo para encontrar imagens, você pode jogar uma imagem e encontrar páginas em que ela ou imagens semelhantes apareçam.

Aqui no Verdade na Rede usamos essa ferramenta para verificar que uma imagem da transposição do Rio São Francisco atribuída a Bolsonaro era, na verdade, uma obra inaugurada por Dilma, como você pode ver no vídeo abaixo.

A agência AFP usou o recurso recentemente para desmentir mensagens pró-Bolsonaro, que diziam que militares estavam trabalhando nas obras da transposição.

A imagem também era do governo Dilma e havia sido tirada do contexto. Já o Aos Fatos usou o Google Images para, em 2018, provar que não era Adélio Bispo quem aparecia ao lado de Lula – a foto havia sido manipulada.

Se você está acessando pelo celular, essa página pode ajudar a fazer a busca do Google Images.

Siga a gente nas redes (@verdadenarede) e acompanhe a Verdade na Rede para mais dicas sobre como checar informações!

Matéria publicada originalmente no site Partido dos Trabalhadores
https://pt.org.br/executiva-nacional-do-pt-prorroga-prazo-para-realizacao-dos-encontros-municipais/ e replicada neste canal.