Violência da polícia contra a população negra e periférica disparou na pandemia, denuncia Zarattini

Em live nas redes sociais, o líder da Minoria no Congresso, deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), denunciou o crescimento “exorbitante” da violência policial nas regiões mais pobres do país durante a pandemia do coronavírus.  De acordo com estudos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de janeiro a abril de 2020, aumentou 31% o número de […]

27 jul 2020, 20:51 Tempo de leitura: 1 minuto, 36 segundos
Violência da polícia contra a população negra e periférica disparou na pandemia, denuncia Zarattini
Foto:Gustavo Bezerra

Em live nas redes sociais, o líder da Minoria no Congresso, deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), denunciou o crescimento “exorbitante” da violência policial nas regiões mais pobres do país durante a pandemia do coronavírus.  De acordo com estudos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de janeiro a abril de 2020, aumentou 31% o número de pessoas mortas por policiais em São Paulo. Só em abril deste ano foram 119 mortes, um crescimento de 53%. Em 2019, de janeiro a abril, 291 pessoas foram mortas e agora já são 381 no período.

Segundo Zarattini, é histórica a diferença de abordagem realizada por policiais militares e civis nas periferias e nos bairros de classe alta e também o estilo de investida ao lidar com cidadãos brancos e negros. “Em geral, as operações nas favelas e bairros pobres são marcadas por chutes em portas, gritos, agressões despropositadas, tiros, ou seja, muita violência sem qualquer respaldo ou suspeita evidente”, destacou.

Nos últimos dias foram divulgados por moradores de comunidades, alguns casos de violência policial. Os registros tiveram repercussão nacional. “Agora, mesmo que os policiais não vejam, as pessoas filmam e colocam nas redes sociais. Não tem mais como esconder a abordagem violenta da polícia nas comunidades”.

São Paulo – A postura do governador de São Paulo, João Doria, diante da situação foi criticada pelo parlamentar. “É necessário que o governador tenha coragem para punir os maus policiais. O número de policiais que comentem esses delitos é mínimo, porém essas exceções fazem com que a população tenha mais medo da PM do que dos bandidos. Por isso é preciso punir rigorosamente quem atua dessa forma nas periferias.”

https://www.facebook.com/dep.zarattini/videos/633781384218262/

📲 Fale com o Zarattini no WhatsApp 11 99515-1370
Clique aqui: 🗣 https://bit.ly/2CngOvV