Bolsonaro e Guedes não se entendem e crise econômica se agrava

Líder da Minoria no Congresso Nacional, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), disse hoje, em entrevista ao Jornal Correio Brasiliense, que vê o presidente da República, Jair Bolsonaro, em uma situação complicada, pois acredita que, para que ele cumpra com o que quer, aumentar o valor do Bolsa Família, terá que furar o teto de gastos. […]

16 set 2020, 15:14 Tempo de leitura: 2 minutos, 28 segundos
Bolsonaro e Guedes não se entendem e crise econômica se agrava

Líder da Minoria no Congresso Nacional, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), disse hoje, em entrevista ao Jornal Correio Brasiliense, que vê o presidente da República, Jair Bolsonaro, em uma situação complicada, pois acredita que, para que ele cumpra com o que quer, aumentar o valor do Bolsa Família, terá que furar o teto de gastos.

“O Bolsonaro está em uma encalacrada. No fundo, ele precisa, para fazer o que prometeu, romper o teto de gastos. A solução dos assessores da área econômica é tirar dos aposentados, uma solução que ele sabe que não consegue aprovar e nem conta com apoio popular. O PT defende que aumente o imposto dos bilionários e isso ele não quer fazer”, criticou.

Na avaliação de Zarattini, Bolsonaro sabe que está “numa sinuca de bico”! “Ele precisa adotar mudanças na economia para financiar os projetos sociais. E tem poucas saídas: furar o teto de gatos, criar mais impostos como a CPMF ou fazer o que o PT defende tributar os bilionários deste País”.

Segundo Zarattini, muitas mudanças tributárias que o país precisa, o presidente poderia fazer via projeto de lei, levantando recurso para financiar os programas sociais. “Ele pode fazer muitas coisas. Aprovar um PL tributando a distribuição de lucros e dividendos, mudar a tributação do rendimento de capital, mudar a tabela do Imposto de Renda”.

Ampliação do Bolsa Família:

O líder destacou ainda que o Bolsa Família terá que passar por um reforço: “O Bolsa Família continua do jeito que estava mesmo diante da crise econômica. A diferença é que estamos em um país com 20 milhões de desempregados. Fomos de 11 milhões para 20 milhões. Você precisa ampliar o Bolsa Família. O PT tem uma proposta para cuidar do povo que mais precisa, o Mais Bolsa Família. Apresentamos um PL prevendo ampliação no valor do benefício e no número de famílias atendidas. Os recursos para o programa virão da tributação sobre lucros e dividendos e das grandes fortunas”.

Paulo Guedes: Questionado sobre o quanto acredita que Guedes ficará no governo, ele disse que o ministro está perdendo o lugar.

Reforma tributária: Zarattini afirmou que é favorável a votação de mudanças na forma de cobrança dos tributos, mas criticou a proposta que tramita na Câmara. “Precisamos fazer reforma tributária, implantar uma tributação progressiva. Mas a reforma que defendo não é esse modelo que está em tramitação hoje. Somos a favor da simplificação, mas com progressividade. Uma tributação justa que cobre mais de quem ganha mais e isente quem ganha menos”.



📲 Fale com o Zarattini no WhatsApp: 11 99515-1370 🗣 www.dev.zarattinipt.com.br/whatszara

Por: por Luiz Calcagno
Foto: Lula Marques

Matéria publicada originalmente no site Correio Braziliense e replicada neste canal.