Dia Internacional de Combate à LGBTfobia deve motivar luta pelo respeito à diversidade sexual no Brasil

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara dos Deputados afirmaram nesta segunda-feira (17) que a passagem do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, comemorado hoje, deve ser encarado pelos brasileiros como um marco na luta contra toda forma de preconceito e discriminação, e pelo respeito à diversidade sexual no País. O dia 17 de maio […]

17 maio 2021, 13:01 Tempo de leitura: 3 minutos, 35 segundos
Dia Internacional de Combate à LGBTfobia deve motivar luta pelo respeito à diversidade sexual no Brasil

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara dos Deputados afirmaram nesta segunda-feira (17) que a passagem do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, comemorado hoje, deve ser encarado pelos brasileiros como um marco na luta contra toda forma de preconceito e discriminação, e pelo respeito à diversidade sexual no País. O dia 17 de maio foi escolhido para se comemorar o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia porque, nessa data, em 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o termo homossexualismo da lista de doenças da entidade.

O líder da Bancada do PT, deputado Elvino Bohn Gass (RS), ressaltou que esta data deve servir para lembrar todo o País pelo respeito que todos os brasileiros merecem. “Nós precisamos conviver de forma harmoniosa e agir com respeito e solidariedade com todos os brasileiros, rechaçando todas as formas de preconceito, discriminação e violência, principalmente contra a comunidade LGBTQI+. Somente dessa forma teremos um País mais igualitário e justo para todos”, afirmou.

Pelo Twitter, outros parlamentares também destacaram a data comemorativa. O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Carlos Veras (PT-PE), disse: “por respeito a todas as formas de viver. Basta de LGBTfobia!”, declarou.

Por sua vez, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) destacou que “no dia mundial de luta contra a LGBTfobia queremos reafirmar nosso compromisso para assegurar os direitos da população LGBTQI+ e dizer que hoje nossa luta é para garantir sua vida plena, com vacina, educação, trabalho e renda”.

Já a deputada Erika Kokay (PT-DF) ressaltou o seu compromisso e sua “história de luta em defesa da cidadania LGBTQIA+ e da criminalização da LGBTfobia”.

O vice-líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), observou que este é um dia de conscientização sobre a luta que ainda deve ser travada para acabar com toda forma de LGBTfobia. “Esse é o momento de comemorarmos as conquistas, mas, sobretudo, de nos conscientizarmos de que é preciso lutarmos cada vez mais contra a LGBTfobia. O respeito e convivência pacífica e respeitosa em uma sociedade plural é um direito inalienável de todos os brasileiros. Por isso devemos lutar contra toda forma de preconceito, discriminação e ódio, principalmente contra a comunidade LGBTQI+”, disse.

Leia abaixo outras mensagens postadas pelos parlamentares do PT sobre o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia:

Deputado Airton Faleiro (PT-PA) – “Neste 17 de Maio vamos reforçar nossa luta pelo direito à vida plena com vacina, educação, trabalho e renda para a população LGBTQI+”.

Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “Reforço o nosso compromisso de construir uma sociedade que acolha a sua #diversidade. Por menos violência e preconceito, por mais igualdade e respeito”.

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – “Pelo fim da discriminação, pela igualdade e o direito de amar. Neste Dia Internacional de Combate à Homofobia, o nosso desejo é por mais amor e menos ódio e pelo fim do preconceito.”

Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “Hoje é o Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia. Contra o ódio, contra a opressão e a violência. Luta que foi construída com muita dor, mas também com muito amor; que segue, nas ruas e no Parlamento, frutificando e transformando o Brasil”.

Deputado Célio Moura (PT-TO) – “17 de maio – Hoje é o Dia Internacional Contra a Homofobia. Respeito! Nem mais. Nem menos. Iguais.”

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “Neste dia Internacional da Luta contra a LGBTfobia, começa a Semana da Cidadania LGBT em Natal, projeto de nossa autoria ainda como vereadora. Foi uma batalha aprovar lá em 2017. Tentaram desvirtuar, não deixamos e fomos pra cima. Aprovamos e já estamos na terceira edição!”.

Deputado Paulão (PT-AL) – “O Brasil e o mundo ainda têm uma carga de preconceito e intolerância enorme contra a população LGBT+. Essa é uma luta civilizatória. Contem com nosso apoio!”.

Héber Carvalho

Matéria publicada no site PT na Câmara e replicada neste canal.



➡️ Quer ficar bem informado sobre o que acontece na política e ter mais informações do meu trabalho? 😃

💬 Acesse o link e faça parte da nossa rede de amigos. https://linktr.ee/zarattini