Nova Lei da Improbidade Administrativa deve ser votada nesta semana

O plenário da Câmara dos Deputados deve apreciar nesta semana o projeto de Lei 10.887 que versa sobre alterações na Lei da Improbidade Administrativa (LIA). Desde 1992, existe essa legislação e agora o Congresso vai revisar e atualizar as normas para melhorar ainda mais a fiscalização e o combate à corrupção. Improbidade Administrativa é a […]

15 jun 2021, 15:16 Tempo de leitura: 1 minuto, 20 segundos
Nova Lei da Improbidade Administrativa deve ser votada nesta semana

O plenário da Câmara dos Deputados deve apreciar nesta semana o projeto de Lei 10.887 que versa sobre alterações na Lei da Improbidade Administrativa (LIA). Desde 1992, existe essa legislação e agora o Congresso vai revisar e atualizar as normas para melhorar ainda mais a fiscalização e o combate à corrupção. Improbidade Administrativa é a desonestidade e a corrupção, praticada por agentes públicos ou outros envolvidos, que cause danos à administração pública.

O relator do projeto, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), afirma que seu relatório permite corrigir distorções na legislação e ampliar o combate à corrupção. “A ideia é deixar a lei mais objetiva para que os agentes públicos ajam com segurança jurídica, sem medo de serem processados e puna com rigor quem de fato agir com desonestidade”.

Segundo Zarattini, o projeto foi elaborado por uma comissão de juristas e analisado por parlamentares integrantes de uma Comissão Especial na Câmara dos Deputados. Também foram ouvidos representantes de vários setores: jurídico, Executivo, Legislativo e acadêmico para analisar e debater mudanças. “A nossa proposta amplia penas por enriquecimento ilícito e também por danos ao patrimônio público”.

A previsão é que hoje a Câmara aprecie o regime de urgência da matéria e amanhã o mérito.

Foto: Arquivo Câmara dos Deputados



➡️ Quer ficar bem informado sobre o que acontece na política e ter mais informações do meu trabalho? 😃

💬 Acesse o link e faça parte da nossa rede de amigos. https://linktr.ee/zarattini