Vale-gás vai dar um alívio no bolso dos mais pobres

A crise econômica se agrava no Brasil com a subida da inflação. A inflação acumulada em 12 meses até julho, por exemplo, foi de 10,05% para as famílias mais pobres. O desemprego já atinge 15 milhões de pessoas e o preço dos alimentos, combustíveis, energia e do gás de cozinha disparam. Para reduzir o arrocho […]

24 ago 2021, 18:52 Tempo de leitura: 1 minuto, 59 segundos
Vale-gás vai dar um alívio no bolso dos mais pobres
Foto: Arquivo Câmara dos Deputados

A crise econômica se agrava no Brasil com a subida da inflação. A inflação acumulada em 12 meses até julho, por exemplo, foi de 10,05% para as famílias mais pobres. O desemprego já atinge 15 milhões de pessoas e o preço dos alimentos, combustíveis, energia e do gás de cozinha disparam.

Para reduzir o arrocho em cima das famílias mais pobres e mostrar uma alternativa à política de preços do governo Bolsonaro, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) apresentou o Projeto de Lei 1374/2021, denominado Tarifa Social de Gás, que visa garantir desconto para pessoas de baixa renda na compra do gás de cozinha.

Segundo Zarattini, o governo federal adotou uma política de paridade de preço internacional. Isso quer dizer que o mesmo preço cobrado nos Estados Unidos pelo gás, petróleo e seus derivados são os mesmos aplicados aqui. “Essa política está causando um prejuízo gigantesco para as famílias mais pobres e aumentando o lucro dos acionistas da Petrobras”.

O autor do projeto explicou ainda que o governo tem recurso disponível para implantação de desconto no preço do gás. Segundo ele, os recursos para financiar a proposta podem sair dos royalties do petróleo que aumentaram por causa do aumento do valor da gasolina.  “Dinheiro tem o que precisa agora é vontade política. Queremos baratear o preço do gás para as famílias mais pobres do país. Essa é a nossa proposta e o PT está nessa luta”, defendeu Zarattini.

A proposta foi aprovada em regime de urgência pela Câmara dos Deputados e aguarda votação.

Quem poderá receber o auxílio: Deputado Zarattini explicou que a proposta visa conceder benefício para famílias que recebem até meio salário mínimo per capita. “Nós queremos fazer um cartão onde as famílias cadastradas possam comprar mensalmente um botijão de gás onde a família vai pagar uma parte e o governo outra parte.”

Assista o pronunciamento do deputado sobre o assunto:


Ajude a criar o vale-gás para os mais pobres. Faça parte dessa luta: assine o nosso abaixo-assinado pedindo aprovação imediata do vale-gás para famílias de baixa renda já!

Assine aqui