Inflação do Brasil neste ano será maior que a de 83% dos países

E o Relatório de Desenvolvimento e Comércio de 2021, feito pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) previu que o país terá o pior crescimento econômico entre as economias relevantes do planeta.

19 out 2021, 15:12 Tempo de leitura: 1 minuto, 50 segundos
Inflação do Brasil neste ano será maior que a de 83% dos países

Jair Bolsonaro e seu ministro Paulo Guedes adoram dizer que a economia brasileira vai mal porque as finanças de todo o mundo estão ruins. Mas, estudo após estudo, fica cada vez mais claro que ambos são incompetentes e colocam o Brasil na rabeira do mundo quando o assunto é gestão econômica. 

Levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) mostra que, de fato, o tema se tornou uma preocupação global. Mas a escalada dos preços é pior no Brasil do que na grande maioria das nações. Tanto que a inflação brasileira deve encerrar 2021 maior que a de 83% dos países.

Segundo o G1, os dados do Ibre foram tirados de um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), para quem a inflação brasileira deve encerrar o ano em 7,9% – no acumulado de 12 meses até setembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 10,25%

Se a projeção do fundo se confirmar, o Brasil vai registrar uma inflação bem acima da apurada entre os países emergentes (5,8%) e também da média mundial (4,8%). Além disso, o problema só piora. No relatório de outubro do ano passado, por exemplo, a previsão era a de que a economia brasileira teria uma inflação maior que a de 57% dos países. No relatório de abril, esse patamar subiu para 70%. E agora está em 83% (veja gráfico abaixo).

Pior PIB

Outros levantamentos apontaram recentemente a incompetência de Bolsonaro e Guedes. O desprezível PIB brasileiro do segundo trimestre, com recuo de 0,1%, foi o terceiro pior resultado entre os países que formam o G-20, apontou levantamento feito pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

E o Relatório de Desenvolvimento e Comércio de 2021, feito pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) previu que o país terá o pior crescimento econômico entre as economias relevantes do planeta.

Da Redação

Matéria publicada originalmente no site PT na Câmara e replicada neste canal.